dezembro 21, 2017

Por Dentro das Melhorias do Xbox One X: Mafia III

Por Will Tuttle, Editor-Chefe no Xbox Wire

Muitas das histórias mais memoráveis vem daqueles que ajudam a criar nossos jogos favoritos de Xbox One. Na nossa série “Por Dentro das Melhorias do Xbox One X”, esses criadores vão compartilhar informações dos bastidores de seus trabalhos em melhorar esses jogos épicos para o Xbox One X. Como eles ajudaram a traçar o caminho do console mais poderoso do mundo e o que isso significa para o futuro dos videogames. Hoje, vamos conversar com Andy Wilson, Produtor Executivo na Hangar 13 sobre o jogo de ação e mundo aberto Mafia III.

O que seu time está, especificamente, fazendo para melhorar Mafia III para o Xbox One X?

Focamos numa quantidade de melhorias gráficas significativas para a versão de Mafia III no Xbox One X, levada pela implementação do HDR e uma atualização para resolução 4K. Além disso, melhoramos a performance e, em alguns casos, implementamos soluções para profundidade de campo mais sofisticadas, oclusão ambiente, sombras, efeitos volumétricos e motion blur. Por fim, melhoramos a geometria dos detalhes para nos aproveitarmos da resolução maior. Em suma, fizemos de tudo!

Como essas melhorias impactam a experiência de quem joga?

4K, obviamente, oferece imagem muito mais cristalina e nítida e que, pareada com as melhorias geométricas, permite ao jogador observar muito mais detalhes numa distância próxima e média. HDR é um avanço visual em vários aspectos. Os brancos mais brilhantes e os pretos mais profundos permitidos pelo contraste muito melhorado (isso sem mencionar as sombras e SSAO melhoradas também) realmente engrandecem o visual; Mafia III já era bonito em noites chuvosas, mas agora ficou espetacular. A profundidade de campo, o motion blur e os refinamentos de VFX ajudam a melhorar a estabilidade e coesão da imagem. Por fim, o poder extra do Xbox One X significa que podemos fazer tudo isso a constantes 30 quadros por segundo, sem quedas.

Por que seu time de desenvolvimento optou por focar nessas áreas de melhoria?

Procuramos implementar uma combinação de características que sentimos que faria uso de todo novo poder disponível. Também tivemos por base alguns pontos do jogo em seu lançamento que gostaríamos de melhorar visualmente, agora que Mafia III foi lançado há mais de um ano. Desenvolvedores sempre gostam de tentar fazer uso dos limites da tecnologia, então essa foi nossa oportunidade de alcançar e, quem sabe, superar os novos jogos lançados recentemente. Com 4K e HDR em particular, há agora muitos dispositivos compatíveis disponíveis, por isso estávamos empolgados em implementar melhorias visuais que, antes, pareciam possíveis apenas na próxima geração.

O que você espera da resposta dos fãs de Mafia III perante essas melhorias do Xbox One X?

Acho que nossos fãs já existentes (e, quem sabe, alguns novos!) verão uma grande diferença no visual, casado com um framerate bem estável. Mafia III é bastante focado em narrativa e todas essas melhorias ajudam a levar nossos personagens, cenas e história para outro nível, visualmente. Pretendemos levar toda essa tecnologia para nossos jogos futuros, portanto vamos prestar bastante atenção a reação dos jogadores. Temos ajustado diversos aspectos do jogo para os donos de Xbox One nesse último ano e com essa versão, acreditamos que conseguimos atingir o máximo de potencial gráfico.

Como foi o processo de fazer o jogo rodar no Xbox One X?

Na verdade, tem sido bem direto. Obviamente, há consistências entre as plataformas, sendo assim, não levou muito tempo para conseguirmos manter o jogo estável. Após isso, é caso de entender o quanto a mais você tem no contexto de seu jogo especificamente e os fundamentos técnicos disponíveis. Na Hangar 13, somos felizardos por termos nossa própria engine, otimizada para criar experiências exatas. Fomos capazes de ver uma lista de potenciais melhorias, caso-a-caso e, então, ir mais a fundo nas nossas próprias técnicas. Nossa primeira grande questão foi “esse console pode rodar nosso jogo em 4K e com HDR?”, e a resposta foi “sem dúvida nenhuma que sim”. Conseguimos dar conta disso logo no começo, o que significa que conseguimos focar em adicionar ainda mais melhorias daí em diante.

Qual melhoria você estava mais empolgado em explorar no Xbox One X?

Para mim, é o HDR, sem dúvida nenhuma. Tenho assistido filmes e programas de TV em 4K faz um tempo e é difícil tirar meus olhos da tela. É quase melhor que a vida real quando bem feito. Por termos ciclo dinâmico de dia e noite em Mafia III (assim como algumas missões que se passam apenas a noite), é uma melhoria que adiciona muito a nosso jogo em específico. É possível observar muito mais detalhes em sequências que precisávamos de escuridão total, e agora temos isso.

O que 4K e HDR significa para o seu jogo, o futuro dos videogames e o desenvolvimento no seu estúdio?

De forma simples, está prestes a se tornar o novo padrão, pelo menos para os próximos anos. Foi importante para nós fazer uso de Mafia III para implementar essa tecnologia, porque agora temos tudo isso preparado para o que fizermos no futuro. Também significa que podemos monitorar os comentários de muitos fãs e pensar em formas de melhorar ainda mais. Como desenvolvedores, adoramos tudo que força a mídia para frente, seja quanto a novos gêneros, conceitos ou tecnologia de ponta. Isso nos oferece um novo salto adiante, além de uma nova forma de impressionar as pessoas.

Muito obrigado, Andy, por conversar conosco sobre as melhorias do Xbox One X. Traremos mais entrevistas com desenvolvedores em breve. Continue ligado aqui no Blog do Xbox!

voltar