outubro 23, 2017

Jogue três gerações de clássicos no Xbox One

Por Bill Stillwell, Lead Program Manager, Xbox Platform
Com texto de Makson Lima, editor do Blog do Xbox

A partir de 24 de outubro (nos Estados Unidos — mais informações para o lançamento no Brasil em breve), pela primeira vez, você poderá jogar três gerações de jogos em um único console. Uma lista primorosa de clássicos do Xbox, como Crimson Skies: High Road to Revenge, Star Wars: Knight of the Old Republic e outros ficam disponíveis em toda a família Xbox One.

Compatibilidade é importante para o Xbox, para os desenvolvedores  e para a nossa comunidade. Preservar a arte dos videogames é parte do nosso DNA, por isso o Xbox One é o único console desenvolvido para rodar os melhores jogos do passado, do presente e do futuro. Estamos animados em dar continuidade à nossa visão de compatibilidade ao adicionar jogos do Xbox original à biblioteca já existente de jogos retrocompatíveis.

Jogos do Xbox original

Os 13 primeiros jogos do Xbox original disponíveis têm visual melhorado no Xbox One, tirando proveito do poder dos aparelhos: são 4X mais pixels no Xbox One e Xbox One S, e 16X mais pixels no Xbox One X. Você pode jogá-los no Xbox One com os discos originais da sua coleção ou comprá-los digitalmente na loja da Microsoft.

Já que os jogos são originais e não remasterizações, os serviços online no Xbox Live, como partidas multiplayer disponíveis na época não estarão disponíveis agora. Entretanto, multiplayer offline, como modo cooperativo e rede local são suportadas como eram originalmente. Não há conquistas nos jogos do Xbox clássico já que essa função não existia originalmente.

Abaixo está a primeira leva de jogos do Xbox original disponíveis na programa de retrocompatibilidade do Xbox One. Esperamos lançar outra leva no segundo trimestre de 2018, então fique ligado para novidades. E para celebrar o lançamento desses clássicos, assinantes do Game Pass terão acesso imediato ao Ninja Gaiden Black gratuitamente como parte de sua adesão ao serviço.

Quer ver a real diferença? Confira no vídeo logo abaixo que mostra Knights of the Old Republic original e na versão rodando no Xbox One S:

Quer mais? Quando o Xbox One X for lançado ainda este ano, uma seleção de jogos de 360 rodarão ainda melhor nele. A lista inclui Halo 3, Fallout 3, Assassin’s Creed e Elder’s Scroll: Oblivion. Dá só uma olhada na diferença:

E agora, sem mais delongas, confira a lista detalhadas de títulos do Xbox clássico disponíveis pra rodar no One:

Star Wars: Knights of the Old Republic
Desenvolvedora: BioWare
Ano de lançamento: 2003

Considerado por muitos fãs e pela crítica especializada como o melhor jogo baseado na franquia Star Wars de todos os tempos. KOTOR, como foi carinhosamente apelidado, se passa cerca de 4 mil anos antes da formação do Império.

Ninja Gaiden Black
Desenvolvedora: Team Ninja
Ano de lançamento: 2005

A mais completa versão da obra-prima de Tomonobu Itagaki é um verdadeiro patrimônio para o gênero do hack’n slash. Absolutamente obrigatório pra quem curte uma boa dose de ação e dificuldade elevada.

Crimson Skies: High Road to Revenge
Desenvolvedora: Microsoft Game Studios
Ano de lançamento: 2003

Batalhas frenéticas com aviões fortemente armados em cenários abertos e ricamente detalhados. Um dos maiores sucessos lá no início da Live, permitia até dezesseis jogadores simultâneos e multiplayer local para até quatro jogadores em tela dividida.

Fuzion Frenzy
Desenvolvedora: Microsoft Game Studios
Ano de lançamento: 2001

Um dos títulos de lançamento do Xbox clássico, Fuzion Frenzy é um party game com 45 provas das mais diversas para até quatro jogadores se digladiarem.

Prince of Persia: The Sands of Time
Desenvolvedora: Ubisoft Montreal
Ano de lançamento: 2003

Saudades do príncipe e de seu parkour pelas mil e uma noites? Um dos maiores clássicos daquela geração de consoles, Sands of Time não só tornou revelante mais uma vez a obra de Jordan Mechner, como foi base para criação da maior franquia da Ubi, Assassin’s Creed.

Psychonauts
Desenvolvedora: Double Fine Productions
Ano de lançamento: 2005

O primeiro jogo da recém-inaugurada produtora do gênio dos adventure, Tim Schafer, é também uma maravilha da plataforma 3D. Com arte cheia de estilo, vários elementos de adventure e personagens muito doidos, não é a toa Psychonauts ter conquistado tantos fãs.

Dead to Rights
Desenvolvedora: Namco
Ano de lançamento: 2002

Sabe o bullet time de Max Payne, ou melhor, de Matrix? Jack Slate, o policial da corrupta Grant City, faz uso sem medo de ser feliz. Mas quando nem isso é o bastante, Jack conta com seu fiel companheiro, o cão Shadow, pra dar aquela forcinha.

Black
Desenvolvedora: Criterion Games
Ano de lançamento: 2006

A mesma produtora de vários Need for Speed e da franquia Burnout resolveu, um belo dia, fazer um jogo de tiro em primeiro pessoa. O resultado foi Black. O jogo se passa na Rússia e controlamos um soldado da CIA, cenário e personagem perfeitos pra esse FPS direto e reto.

Grabbed by the Ghoulies
Desenvolvedora: Rare
Ano de lançamento: 2003

O primeiro jogo da Rare no Xbox, Grabbed by the Ghoulies é um jogo de ação e aventura bem nos moldes da produtora britânica, ou seja, com gráficos coloridos, bastante acessível e divertido. Ah, também tá presente no Rare Replay!

Sid Meier’s Pirates!
Desenvolvedora: Firaxis Games
Ano de lançamento: 2005

Esse clássico de estratégia ajuda a compor a excelente diversidade dessa primeira leva de jogos do Xbox clássico. Remake do original de 87, essa nova versão leva tudo pro 3D, mas mantém todos os elementos que o fizeram ter lugar tão cativo no coração dos fãs do gênero.

Red Faction II
Desenvolvedora: Volition
Ano de lançamento: 2003

O tiroteio é em Marte em 2080, uns bons anos após os eventos cataclísmicos do jogo original. Cheio de modos de jogo, online ou local, Red Faction II é prova de que o pessoal da Volition também manja de FPS.

BloodRayne 2
Desenvolvedora: Terminal Reality
Ano de lançamento: 2004

Mais hack’n slash pra quem tem sede de pancadaria! Mas o negócio agora é mais voltado pra criaturas sobrenaturais, afinal, é aqui que nossa anti-heroína Rayne confronta seu pai vampiresco (e muito mal intencionado) Kagan.

The King of Fighters Neowave
Desenvolvedora: SNK Playmore
Ano de lançamento: 2004

Servindo mais como um Slugfest, tipo KOF98 ou 2002, Neowave reúne uma boa gama de lutadores das mais famosas franquias de jogos de luta da SNK.

voltar