janeiro 11, 2016

7 dicas de sobrevivência para Rise of the Tomb Raider

Rise of the Tomb Raider já está entre nós. Fãs e críticos aclamaram o jogo pelo retorno às raízes que fizeram a série famosa e relevante. Por mais que essa nova aventura siga o caminho traçado pelo jogo de 2013, a nova empreitada da arqueóloga britânica mais famosa dos videogames diz muito mais respeito a exploração. Além, claro, de resolução de quebra-cabeças e caça ao tesouro – e isso significa mais profundidade e complexidade, algo não visto pela senhorita Lara Croft há anos. E aqui estão sete dicas cruciais para embarcar de vez nessa aventura desafiante e gelada.

Há uma escolha um tanto quanto óbvia para sua primeira habilidade destravada

Quando chegar a hora de evoluir as habilidades de Lara, faça de Ávida Aprendiz sua primeira escolha. Ela concede um acréscimo nos pontos de experiência ganhos sempre que documentos, relíquias e itens de sobrevivência forem encontrados, assim como quando desafios forem superados. E caso você queira uma sugestão de qual habilidade destravar na sequência, sugerimos Controle de Fôlego. Caso contrário, você vai ficar maluco tentando usar o arco e flecha.

Rise-of-the-Tomb-Raider-3

Uma boa audição é tão importante quanto uma boa visão

Quando Lara está se aproximando de inimigos ou animais hostis, o jogo, de forma bastante útil e inteligente, aviso o jogador de tal fato de duas maneiras: primeiro, há um acréscimo na batida da trilha sonora; outro ponto diz respeito a postura de Lara, pois ela irá se abaixar, se tornando mais furtiva e precavida. Reconhecer essas dicas torna mais fácil a navegação pelos terrenos, sem se preocupar o tempo todo em trombar com algum perigo.

As tumbas com desafios opcionais – não são – opcionais

Bom, tecnicamente são sim, mas as recompensas valem tanto a pena que é pura bobagem deixá-las de lado. Ao contrário dos jogos passados, tumbas opcionais não concedem XP ou mapas. Ao invés disso, novas habilidades são conferidas a Lara, e tais habilidades não são adquiridas em nenhum outro lugar do jogo. Então, por favor, entre naquelas tumbas de desafio “opcionais” sempre que encontrá-las.

2809252-1424111575-10

Missões paralelas são opcionais – mas você deveria realizá-las mesmo assim

Assim como as tumbas, não ignore missões secundárias sugeridas por personagens coadjuvantes. Elas sempre premiam Lara com equipamento muito útil, de armas a vestimentas que concedem bônus quando utilizadas. E tais missões também complementam um pouco a história geral do jogo.

Ler é fundamental

Ao contrário da maioria dos jogos, documentos (e murais) são muito mais que meros colecionáveis sem propósito. Cada leitura aumenta a proficiência de Lara em diversos idiomas. E isso permite decodificar monólitos que mostram a localização de diversos itens e locais escondidos pelos cenários. Moral da história: ler garante a Lara muitas maravilhas.

435013670

Equipamento perdido não permanece perdido por muito tempo

No começo do jogo, você vai encontrar passagens que, para serem abertas, pedem cordas e flechas, além de uma faca de combate para cortar essa corda. Não se preocupe em vasculhar demais pela área: nada disso está escondido numa tumba ou algo assim. Ao invés disso, todo esse material é concedido a Lara no decorrer da história principal, e isso não leva muito tempo para acontecer. Sendo assim, ignore essas passagens por ora e retorne mais tarde, propriamente equipado.

Você – quase sempre – consegue voltar

E por falar em voltar mais tarde: com pouquíssimas exceções (e aqui fica o parênteses para destacar cutscenes onde coisas se quebram, explodem ou simplesmente se tornam intransponíveis), Rise of the Tomb Raider permite que os jogadores revisitem qualquer área seja lá quando bem entenderem. Muitas regiões do mapa podem ser acessadas simplesmente refazendo seus passos, mas outras podem ser alcançadas através da viagem rápida nas fogueiras. Então, não fique obcecado em fazer absolutamente tudo em determinada região. Mas estamos querendo enganar quem: claro que você vai querer fazer tudo em todas as áreas, o jogo é fantástico!

voltar